BANNER 1

O livro Poéticas I contém textos que foram apresentados no encontro Poéticas I

Encontro internacional em poéticas contemporâneas, realizado na Universidade de Brasilia, em junho de 2016. O evento internacional na área de artes visuais, propôs uma reflexão sobre o fazer artístico, articulando-o a outros domínios de conhecimento, procurando, deste modo, ampliar o debate sobre o pensamento do artista e o lugar de sua obra. Organizado pelos grupos escritos e ditos (CNPq) e vaga-mundo: poéticas nômades (CNPq) o encontro teve dois eixos temáticos de discussão: o artista e suas falas e as poéticas da paisagem, relativos aos temas de pesquisa dos respectivos grupos.

Tivemos o prazer de receber para este primeiro encontro os pro- fessores Gilles Tiberghien e Christophe Viart, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne; Patricia Corrêa da UFRJ; Regina de Paula da UERJ, e os nossos colegas professores da Universidade de Brasilia: Bia Medeiros, Cecilia Mori, Christus Nóbrega, Emerson Dionísio, Gê Orthof, Pedro Alvim, além da artista Yana Tamayo. Agradecemos o apoio financeiro da FAP-DF, o apoio institucional do Decanato de Extensão, Instituto de Artes, do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós Graduação em Arte, do Curso de Teoria Crítica e História da Arte e do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Agradecemos também o trabalho de todos os alunos e professores envolvidos na produção deste evento, em especial Bruna Neiva, Gabriel Menezes, Gisele Rocha, Jaline Pereira, Luis Olivieri e a professora Ana Rosa.

Agradecemos especialmente aos mais de duzentos e cinquenta participantes que fizeram deste encontro um espaço de diálogo e de pensamento sobre os diferentes modos de produção na arte contemporânea.

Karina Dias e Iracema Barbosa