Banner Programa - 3

Galeria

  • Estudante no ICC
  • Faculdade de Direito - Campus Darcy Ribeiro
  • ICC - Campus Darcy Ribeiro
  • 10 Anos da TV UnB
  • Florada dos Ipês Roxos - UnB

Poéticas Contemporâneas tem como eixo central um permanente diálogo entre teoria e prática. Fundada numa experiência teórica, a elaboração de obras de arte realiza-se como experiência prática. Seu ponto de partida metodológico é a transdisciplinaridade, em seus vários enfoques, conforme a demanda dos projetos de pesquisa.

 

Deste modo desenvolvem-se projetos em que diversas áreas das ciências têm participado no tratamento teórico de relações que emergem no decorrer da elaboração de poéticas. Poéticas Contemporâneas se destina a criadores que necessitam refletir sobre sua própria prática artística. Portanto, é altamente recomendável a montagem de uma apresentação pública dos trabalhos que acompanham a elaboração da dissertação de mestrado ou da tese de doutorado.

 

Esta linha de pesquisa caracteriza-se pela ampla abertura às práticas artísticas recusando-se a compartimentá-las de forma estanque a pretexto de delimitações de fronteiras do saber, posturas ideológicas ou restrições a suportes. Assim, acolhe, entre outras linguagens artísticas, o desenho, a intervenção, a pintura, a performance, o ambiente, a instalação, o objeto, e as obras de multimídia. Do digital ao petroglifo é possível uma poética contemporânea. O decisivo é buscar a partir da linguagem, uma poética do indivíduo.

 

Área de concentração "Linguagens, Processos e Performances" reúne pesquisadores dedicados a desenvolver estudos e projetos vinculados à produção artísticas. Divididos em três linhas de pesquisa,  os projetos da área dedicam-se a operar a obra de arte em sua constituição no âmbito dos processos e das linguagens da arte contemporânea, com ênfase na tecnologia, na interface com o design e nas poéticas performativas.