PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2021-2024 


Considerando o Modelo de Avaliação Multidimensional debatido no âmbito da CAPES desde a publicação do Relatório Técnico DAV, em maio de 2020, o PPGAV abre para consulta de seus membros (docentes, discentes e técnicos), bem como para outros setores da sociedade as diretrizes, os valores, as metas, os desafios e as métricas de seu Planejamento Estratégico para o quadriênio 2021-2024.  

O presente documento foi confeccionado para aproximar-se das demandas oriundas da adoção do modelo U-Multirank (UMR) pela CAPES, que permitirá a avaliação de cinco dimensões que atravessam o funcionamento do PPGAV: (1) ensino e aprendizagem; (2) pesquisa, (3) transferência de conhecimento, (4) orientação internacional e (5) e engajamento regional. O relatório acima propõe o realinhamento desses cinco enfoques à realidade dos programas brasileiros nas seguintes dimensões:  

[I] formação de recursos humanos (egressos);  

[II] internacionalização;  

[III] produção científica;  

[IV] inovação e transferência de conhecimento e;  

[V] impacto e relevância econômica e social. 

  

Embora a discussão sobre os critérios de avaliação dos programas, ainda, esteja em andamento, atualmente o PPGAV empenha-se, dentro de sua realidade e respeitando sua própria história, para consolidar-se como um centro de referência nacional e, alhures, como um Programa de referência internacional, em especial no âmbito ibero-americano.   

 

A Universidade de Brasília, com a adoção do Plano de Internacionalização 2018-2022, já inseriu seus programas na direção de maior e de melhor internacionalização de seus quadros, ações e na divulgação científica e artística. Do mesmo modo, os relatórios anteriores (2014-2019) confeccionados pela Coordenação do PPGAV, explicitam a forte atuação do PPGAV como formador de recursos humanos, especialmente no que concerne a atuação no Ensino Superior, em instituições públicas privadas; além da atuação no Ensino Básico. Em ambos os casos, com explícito engajamento e impacto macrorregional (Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Triângulo Mineiro), quanto microrregional (Distrito Federal e seu Entorno). Assim, essas duas dimensões são explicitas na história do Programa, uma por indução de sua IES, outra por sua contribuição histórica à expansão e fortalecimento do ensino de artes (artes visuais, teatro e dança) em diferentes regiões do Brasil. 

Como consideramos que a internacionalização não se dá sem produção científica e artística relevantes e de excelência, bem como, sabemos que a presença de centenas de egressos empregados em outras IES configura explicita transferência de conhecimento, o PPGAV se abre para visibilizar sua dimensão inovadora, do mesmo modo seu impacto e relevância econômica e social. Dito, abrimos o debate com a seguinte configuração:  

VISÃO  

Consolidar-se como Programa em Artes Visuais dedicado à formação de quadros profissionais de excelência para formação de docentes e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente.  

VALORES  

Em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 da Universidade de Brasília, o PPGAV busca dos seguintes valores: diversidade; inserção social; produção qualificada; valorização do trabalho em equipe; internacionalização da produção; credibilidade e responsabilidade; cooperação com diferentes agentes sociais; compromisso com a transferência de conhecimento; ética e transparência em suas ações de visibilidade.  

DESAFIOS ESTRATÉGICOS   

A consolidação do PPGAV como um programa em Artes Visuais dedicado a acolher e produzir conhecimento em intersecção com outras áreas de conhecimento (Artes Cênicas, Dança, Design, Educação, Música, Tecnologia, etc.), numa abordagem INTERDISCIPLINAR, que visa refletir a tendência internacional dos estudos artístico-culturais contemporâneos. Tal diálogo deve refletir a pluralidade do campo artístico, ampliando as fronteiras conceituais e fenomênicas das linguagens, e apoiando novas formas de reflexão histórica, crítica, teórica ou poética/processual, sem descuidar de ações de especialização do conhecimento artístico. Para tanto é preciso: 

  1. a) a formação de Redes de Pesquisa: estabelecer novas redes colaborativas para ampliar a visibilidade e amplitudes das pesquisas dentro das áreas de concentração e das linhas de pesquisa do programa.
  2. b) Internacionalização do PPGAV: realizar parcerias com instituições internacionais para construção de redes de pesquisas e intercâmbios de pesquisadores docentes e pesquisadores discentes.
  3. c) Inserção Social e Econômica: fomentar a inserção com ações e pesquisas, especialmente na Educação Básica, educação superior e mercado profissional.

 

METAS ESTRATÉGICAS  

  • Consolidação da estrutura do Programa com o fortalecimento das linhas de pesquisa atuais e suas áreas de concentração.
  • Melhorar e qualificar a produção docente e discente, com esforços efetivos, para estratos superiores do Qualis/Capes no escopo da Área de Artes, com ênfase à internacionalização;
  • Aumentar o número de projetos de pesquisas financiados por agências de fomento internacionais, nacionais e regionais;
  • Ampliar a visibilidade do Programa e suas estratégias de prospecção de alunos;
  • Atender o Plano de qualificação docente por meio do estimular ao estágio pós-doutoral a todo o corpo docente em instituições nacionais e, sobretudo, internacionais;
  • Ampliar rede de relacionamentos com alunos egressos e a atrair docentes de outras IES para estágios de Pós Doutorado;
  • Investir na renovação da Revista VIS, aumentando as indexações, fator de impacto e internacionalização;
  • Estimular o intercâmbio com instituições artísticas e/ou de pesquisa internacionais do corpo discente;
  • Realizar parcerias internacionais do Programa por meio de acordos institucionais bilaterais;
  • Rediscutir a política que define o papel dos colaboradores no Programa, alinhando-a às políticas da UnB.
  • Busca a inserção do PPGAV e seus pesquisadores em ações voltadas para a Educação Básica;
  • Ampliar a política de credenciamento de jovens pesquisadores no Núcleo Docente Permanente;
  • Ampliar o número de pesquisadores visitantes no PPGAV, com ênfase na experiência internacional dos mesmos;