PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017-2020

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais em reunião Colegiada de 26 de outubro de 2017 anuiu o Planejamento Estratégico para o período de 2017-2020. O Plano foi realinhado em reunião Colegiada de 01° de novembro de 2019.

VISÃO

Consolidar-se como Programa em Artes Visuais dedicado à formação de quadros profissionais de excelência para formação de docentes e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente.

VALORES

Em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 da Universidade de Brasília, o PPGAV busca dos seguintes valores: diversidade; inserção social; produção qualificada; valorização do trabalho em equipe; internacionalização da produção; credibilidade e responsabilidade; cooperação com diferentes agentes sociais; ética e transparência em suas ações de visibilidade.

DESAFIOS ESTRATÉGICOS

A consolidação do PPGAV como um programa em Artes Visuais dedicado a acolher e produzir conhecimento em intersecção com outras áreas de conhecimento (Artes Cênicas, Dança, Design, Educação, Música,Tecnologia, etc.), numa abordagem interdisciplinar, que visa refletir a tendência internacional dos estudos artístico-culturais contemporâneos. Tal diálogo deve refletir a pluralidade do campo artístico, ampliando as fronteiras conceituais e fenomênicas das linguagens, e apoiando novas formas de reflexão histórica, crítica, teórica ou poética/processual, sem descuidar de ações de especialização do conhecimento artístico. Para tanto é preciso:
a) a formação de Redes de Pesquisa: estabelecer novas redes colaborativas para ampliar a visibilidade e amplitudes das pesquisas dentro das áreas de concentração e das linhas de pesquisa do programa.
b) Internacionalização do PPGAV: realizar parcerias com instituições internacionais para construção de redes de pesquisas e intercâmbios de pesquisadores docentes e pesquisadores discentes.
c) Inserção Social: fomentar a inserção social com ações e pesquisas, especialmente na Educação Básica, educação superior e mercado profissional.

METAS ESTRATÉGICAS

 Redefinição da estrutura do Programa com realinhamento de antigas linhas de pesquisa e criação de novas áreas de concentração.
 Melhorar e qualificar a produção docente e discente, com esforços efetivos, para estratos superiores do Qualis/Capes no escopo da Área de Artes, com ênfase à internacionalização;
 Alinhar as principais produções intelectuais do corpo docente e discente com as linhas de pesquisa e suas, respectivas, áreas de concentração do Programa;
 Aumentar o número de projetos de pesquisas financiados por agências de fomento nacional e regional;
 Ampliar a visibilidade do Programa e suas estratégias de prospecção de alunos;
 Atender o Plano de qualificação docente por meio do estimular ao estágio pós-doutoral do corpo docente em instituições nacionais e, sobretudo, internacionais;
 Ampliar rede de relacionamentos com alunos egressos e a atrair docentes de outras IES para estágios de Pós Doutorado;

 Melhorar a avaliação e a renovação da Revista VIS, aumentando as indexações, fator de impacto e internacionalização;
 Estimular o intercâmbio com instituições artísticas e/ou de pesquisa internacionais do corpo discente;
 Realizar parcerias internacionais do Programa por meio de acordos institucionais bilaterais;
 Busca a inserção do PPGAV e seus pesquisadores em ações voltadas para a Educação Básica;
 Implantar política de credenciamento de jovens pesquisadores no Núcleo Docente Permanente;
 Renovação dos quadros de Professores Colaboradores até o final do quadriênio.