O Professor Dr. Hadi Saba Ayon (pesquisador em Comunicação na Universidade do Havre, França) oferecerá uma disciplina no PPG Design que tratará do tema:
"Interação social e rastreabilidade digital: da construção identitária à construção da memória"

A disciplina pretende interrogar o processo de comunicação em sua transição de uma interação social (simbolismo corporal) para uma rastreabilidade digital (calculável e interpretável). Questionar as problemáticas da perfilagem no ambiente digital, de novos comportamentos e das estratégias da visibilidade. Discutir a relação entre arquitetura da informação, estruturação do espaço e memória.

A disciplina (30 horas) será oferecida em português, em forma compactada na Pós graduação e está aberta para toda a universidade.
A matrícula, será feita pela Secretaria do PPG Design - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Início: 29/10.
Término:11/11
Horário: 08:40h  - 12:20h

Para mais detalhes veja abaixo.

UnB | IdA | DIn

Programa de Pós-Graduação em Design

Disciplina: Tópicos Especiais em Design, Utopias,Territórios e Ecologias Urbanas 3” (Cód. 326992)

Tema: “Interação social e rastreabilidade digital: da construção identitária à construção da memória”

Professor responsável: Marisa Cobbe Maass (Mat. 987026)

Professor ministrante: Hadi Saba Ayon (Externo)

Local das Aulas: Departamento de Design

Ementa

Interrogar o processo de comunicação em sua transição de uma interação social (simbolismo corporal) para uma rastreabilidade digital (calculável e interpretável). Questionar as problemáticas da perfilagem no ambiente digital, de novos comportamentos e das estratégias da visibilidade. Discutir a relação entre arquitetura da informação, estruturação do espaço e memória.

Objetivos

• Dar um entendimento sistêmico da comunicação interpessoal baseando-se sobre os trabalhos das Escolas de Chicago e de Palo alto;
  • Compreender a rastreabilidade digital e seu impacto na comunicação (identidade, reputação, big data, etc.) e na memória;
  • Ampliar os modos de entendimento de arquitetura da informação e suas implicações na construção da memória;
  • Desenvolver uma estratégia digital e elaborar contribuições coletivas;
  • Adquirir conhecimento e experiência para abordar questões digitais na organização.

Método

Análise de trabalhos fundamentais na comunicação interpessoal e na comunicação digital; Debates (discussão de conceitos em sala de aula); Trabalho em grupo para montar projetos de memória e construir seus websites; Elaboração de um Webinar em colaboração com pesquisadores internacionais.

• Apresentação dos fundamentos de construtivismo e de interacionismo simbólico;
  • Apresentação dos fundamentos da Escola Francesa sobre o rastro;
  • Discussão dos fragmentos documentais (identidade digital; arquitetura da informação; memória);
  • Apresentação dos projetos de memória cultural (digital);
  • Elaboração de seus websites;
  • Realização e gestão do Webinar.

Avaliação

Serão levados em consideração: assiduidade, pontualidade, interesse, postura crítica, apresentação das atividades, qualidade da participação nas discussões, qualidade de realização de projeto online e participação ao Webinar.

Ficam definidos: 30% da nota para uma reflexão escrita (sobre a comunicação interpessoal), 20% pela apresentação do projeto online (website, blog ou outro), 30% para realizá-lo e 20% pelo envolvimento na preparação e na gestão do Webinar.

Aula

Atividade

Introdução ao curso; Interação social (Escola de Chicago)

Comportamento e comunicação (Escola de Palo alto)