UnB | IdA | DIn
Programa de Pós-Graduação em Design
Disciplina: Tópicos Especiais em Design, Utopias,Territórios e Ecologias Urbanas 3” (Cód. 326992)
Tema: “Interação social e rastreabilidade digital: da construção identitária à construção da memória”
Professor responsável: Marisa Cobbe Maass (Mat. 987026)
Professor ministrante: Hadi Saba Ayon (Externo)
Local das Aulas: Departamento de Design
Hadi Saba Ayon (Ph.D.) | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ementa
Interrogar o processo de comunicação em sua transição de uma interação social (simbolismo corporal) para uma rastreabilidade digital (calculável e interpretável). Questionar as problemáticas da perfilagem no ambiente digital, de novos comportamentos e das estratégias da visibilidade. Discutir a relação entre arquitetura da informação, estruturação do espaço e memória.
Objetivos
- Dar um entendimento sistêmico da comunicação interpessoal baseando-se sobre os trabalhos das Escolas de Chicago e de Palo alto;
- Compreender a rastreabilidade digital e seu impacto na comunicação (identidade, reputação, big data, etc.) e na memória;
- Ampliar os modos de entendimento de arquitetura da informação e suas implicações na construção da memória;
- Desenvolver uma estratégia digital e elaborar contribuições coletivas;
- Adquirir conhecimento e experiência para abordar questões digitais na organização.
Método
Análise de trabalhos fundamentais na comunicação interpessoal e na comunicação digital; Debates (discussão de conceitos em sala de aula); Trabalho em grupo para montar projetos de memória e construir seus websites; Elaboração de um Webinar em colaboração com pesquisadores internacionais.
Programa
- Apresentação dos fundamentos de construtivismo e de interacionismo simbólico;
- Apresentação dos fundamentos da Escola Francesa sobre o rastro;
- Discussão dos fragmentos documentais (identidade digital; arquitetura da informação; memória);
- Apresentação dos projetos de memória cultural (digital);
- Elaboração de seus websites;
- Realização e gestão do Webinar.
Avaliação
Serão levados em consideração: assiduidade, pontualidade, interesse, postura crítica, apresentação das atividades, qualidade da participação nas discussões, qualidade de realização de projeto online e participação ao Webinar.
Ficam definidos: 30% da nota para uma reflexão escrita (sobre a comunicação interpessoal), 20% pela apresentação do projeto online (website, blog ou outro), 30% para realizá-lo e 20% pelo envolvimento na preparação e na gestão do Webinar.
Aula |
|
Data |
Horário |
Atividade |
01 |
Outubro |
29/10 |
08:40 às 12:20 |
Introdução ao curso; Interação social (Escola de Chicago) |
02 |
30/10 |
08:40 às 12:20 |
Comportamento e comunicação (Escola de Palo alto) |
|
03 |
31/10 |
08:40 às 12:20 |
Rastreabilidade e identidade digital (Escola Francesa sobre o rastro) |
|
04 |
Novembro |
01/11 |
08:40 às 12:20 |
Arquitetura da informação e memória |
05 |
05/11 |
08:40 às 12:20 |
Projetos online: planejamento e apresentação | Orientação e conversa geral |
|
06 |
07/11 |
08:40 às 12:20 |
Elaboração de websites (trabalho de grupos)| Debate |
|
07 |
08/11 |
08:40 às 12:20 |
Elaboração de websites (trabalho de grupos)| Debate |
|
08 |
09/11 |
10:30 às 12:20 |
Webinar |